quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Pensando no pensamento pensado...

Pequenos nadas - passo o pleonasmo - podem determinar a diferença entre os significados de grandes coisas.
Por exemplo: Uma simples vogal "a" pode ser suficiente para distinguir duas palavras; «intangivel» e «inatingivel».
A cada uma destas palavras corresponde um significado próprio e, simultâneamente distante.
A distância entre esses significados, reside sobretudo numa terceira palavra; «compreensão».
Quero dizer o seguinte: para que algo perca a sua qualidade de inatingível, é necessário antes de tudo, que a consigamos entender, compreender, interiorizar e explicar. Depois disso, haverá então condições que permitam atingir esse «algo». Atingido o «algo», estão por sua vez criadas as condições de o tocar, passando o mesmo a ser tangível.
Quer dizer então que à palavra «compreensão», corresponde o artigo «a». Deve ser por esse motivo que sempre que atingimos a compreensão de «algo»soltamos a interjeição «ah!!!).
Ou será que esta interjeição corresponde à verbalização do pensamento introspectivo?

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

think about...

É do pensamento que nasce a palavra e ambos, preenchem e comandam a nossa existência, ditam as nossas acções, colocando-nos num espaço e num tempo que nem sempre nos parece sintonizado com aquilo que pensamos e as decisões de acção que tomamos.
Por isso, talvez, tendemos a separar o dia e a noite, independentemente da luminosidade, mas dependentemente do estado de alerta em que o nosso cérebro se encontra.
Pode ter nascido o sol ha várias horas, mas se nos encontramos a dormir e a nossa actividade cerebral, mesmo que activa, em parte, não nos conduz à construção mental de frases, capazes de ditar acções; se nos mantemos inertes, mesmo que sonhando, então, será noite e nenhuma ação poderá esperar-se da nossa existência.
Apesar de tudo, sendo dia estando o nosso cérebro alerta, é possível fazer com que não processe informação e não gere pensamentos.
Interrompi o processo, para escrever este texto...
;)))